quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Prova Brasil

A Prova Brasil é uma avaliação diagnóstica  e tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. 

A primeira Prova Brasil foi aplicada no ano de 2005, com a finalidade de avaliar as habilidades dos alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática. Mede o avanço do ensino e é o termômetro para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.

A Prova Brasil é construída a partir dos seguintes descritores: localização de informações no texto; estabelecimento de relações entre as partes do texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão; inferir uma informação explicita; interpretar o texto; identificar o tema; identificar o conflito; estabelecer relação de causa e efeito; identificar a finalidade do texto; identificar as marcas lingüísticas; distinguir um fato; estabelecer relações lógico-discursiva; identificar efeitos de ironia ou humor; identificar o uso da pontuação.

Um comentário:

  1. Milena, seu portfólio está incompleto... Não localizei os propósitos, a análise do livro didático, dentre outras... Além disso, alguns descritores carecem de evidências... Se puder acrescentar algo até amanhã, faça-o.
    Sei das dificuldades, mas para que avaliação formativa seja praticada é preciso compreendê-la em todo o seu processo...

    abs
    Ivan

    ResponderExcluir