segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O papel do livro didático

A partir dos principais objetivos do PCN, que são: compreender a cidadania, conhecer e valorizar a pluralidade brasileira, utilizar distintas linguagem, utilizar diversas formas de informação, etc.


De acordo com Luiz Antônio Marcuschi e Irandé Antunes há uma mudança perceptiva entre os alunos de algum tempo atrás e os alunos da atualidade. Além disso, os autores relatam que ainda há práticas que não adequadas nos dias de hoje, pois os alunos de hoje são que convivem com as ferramentas tecnológicas. E as práticas do ensino da Língua Portuguesa devem condizer com o contexto desses alunos. Os autores sugerem que o ensino para obter os resultados esperados é necessário que haja um contato com a língua.


O livro “ Aprender Juntos” Português, do autor Adson Vasconcelos, 3º ano, segunda edição, ano 2008 é uma obra atualizada conforme o acordo ortográfico e faz parte do PLND ( Programa Nacional do Livro Didático) . O livro é dividido em quatro temas principais, e dentro desses quatro temas há três subtemas. Os quatro temos são: Crescendo, Do fundo do baú, Amizades, Somos todos diferentes.
Além disso, o livro tem as seguintes seções Hora da Leitura, Produção de Texto, Nossa Língua-Gramática, Nossa Língua-Ortografia, Uso do Dicionário.




Este livro propõem o acesso a leitura, a produção escrita, a oralidade, aos conhecimentos gramaticais, a ortografia, trabalhando em grupo os temas transversais e a interdisciplinaridade, a ética e a cidadania, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário