Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN servem de referência para qualidade do ensino. Tem como objetivo propiciar subsídios para elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.
Os PCN, como uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar idéias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Os PCN não são uma coleção de regras e sim, um pilar para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino.
O PCN de Língua Portuguesa tem como principal fundamento desenvolver a compreensão da língua escrita e falada. Além disso, o PCN sugere trabalhar com vários gêneros textuais e dessa forma estimular a capacidade criativa do aluno para que crie textos e externe seus ideais.
Sugere também a utilização, a valorização, o respeito pelas variações lingüísticas. Pois, não existe a forma correta da língua mesmo porque a língua é mutável.
Quanto à escrita deve-se orientar lembrando as peculiaridades, o conhecimento das letras, a formação das palavras, as regras ortográficas e pontuação. E a partir disso, o aluno criar a capacidade de construir sua própria escrita.
Dessa forma, pretende-se criar um aluno crítico e reflexivo. Que esteja apto a ler e identificar qualquer gênero textual. E também seja capaz de produzir texto que seja compreendido por qualquer falante da Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário