quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Avaliação e suas inovações


A avaliação formativa, se distingue da avaliação tradicional devido às suas práticas inovadoras, que não tem o intuito de aprovação ou reprovação. Mas, é aquela que objetiva a formação do aluno através dos processos cognitivos e comportamentais. Esse processo comportamental, não visa unicamente os valores definidos pelo professor. Essa avaliação ocorre de forma contínua. E o princípio dessa avaliação está na aprendizagem e no avanço do aluno. Sendo responsável por uma educação que visa “qualidade, democracia, ética e transformação”. A avaliação formativa compreende as seguintes características: é informativa, é informativa para os dois sujeitos do processo (professor-aluno), é o suporte para as aprendizagens dos alunos e reguladora do trabalho do professor.  

O portfólio eletrônico é uma ferramenta que permite a avaliação formativa. Pois, segundo Ivanildo Amaro se caracteriza por um conjunto de produções do aluno em seu processo vivenciado de aprendizagem e de construção de conhecimento. Os princípios que orientam o portfólios são: reflexão, construção/elaboração, criatividade, autoavaliação, parceria e a autonomia.
Essa avaliação, através do portfólio tem vantagens e inovações. Suas vantagens e inovações são percebidos por algumas características como: maturidade no processo de construção do conhecimento, socialização, o fornecimento de informações onde o próprio aluno é capaz de perceber seu desenvolvimento, construção da sua autonomia.
Mas apesar disso, ainda existem algumas dificuldades na implementação dessa avaliação. As dificuldades apresentadas foram devido à administração do tempo, na escrita, limitações quanto ao registro, excesso de aluno, impossibilitando o processo de socialização, ansiendade devido as novidades, falta de intimidade com a tecnologia e falta de criatividade. A superação ocorrerá de forma gradativa.

Um comentário:

  1. Milena, as reflexões ficaram bem interessantes. Gostaria de ressaltar, porém, que é importante focalizar os conceitos de avaliação formativa apontados pelo texto, o caráter do portfólio e seu formato específico que é o portfólio eletrônico. Observe que a avaliação não se restringe somente aos aspectos cognitivos e comportamentais. A avaliação formativa vai além... Complemente suas ideias a partir do que foi comentado.
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir